Maio Laranja: mês contra o abuso e exploração sexual infantil

“Minha casa meu lugar seguro” é o slogan da campanha Maio Laranja 2020

“Maio Laranja” campanha contra abuso e  exploração infantil. (Foto: Reprodução/Instagram) 

Diversas contas nas redes sociais de famosos e anônimos estão com uma imagem laranja na foto do perfil e você deve estar se perguntando: “qual é o significado?” A causa é bastante importante: apoio a campanha nacional Maio Laranja que alerta a população para o enfrentamento e combate ao abuso e  exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

“A infância é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. É nela que temos nosso primeiro contato com o mundo e aprendemos a nos relacionar conosco e com as pessoas ao redor. É importante protege-lá. Um evento traumático nesta fase pode ser determinante para a fase adulta” diz o perfil oficial da campanha no instagram.

No boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018 (o último divulgado), de 2011 à 2017, foram registrados 141.105 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.

Destrichando o total, foram 58.037 casos contra crianças (74,2% meninas e 25,8% meninos) e 83.068 casos contra adolescentes (92,4% meninas e 7,6% meninos). 69,2% dos casos contra as crianças e 58,2% contra adolescentes ocorreram no ambiente familiar.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos somente em 2019 foram registradas 11 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração sexual) contra crianças de 0 a 3 anos.

Como denunciar?


O principal canal para denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou acessando o aplicativo do Direitos Humanos Brasil da Presidência da República. Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia de forma anônima.

Dia Nacional — 18 de maio


Foi criado em 2000, o Dia Nacional, todo 18 de maio, para lembrar um caso bárbaro que aconteceu em 1973: O da menina Araceli, do Espírito Santo, que tinha 8 anos quando foi raptada, torturada, estuprada e morta. Os acusados de seu crime foram absolvidos pela Justiça e tudo indica que ficaram impunes por serem de classe média alta e terem influências políticas. A proposta deste dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Mais informações sobre o Maio Laranja podem ser obtidas no instagram @maiolaranja.


Da Redação
Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários