7 perguntas que todo Ateu precisa responder - Por Ivan Saraiva




1° Se a origem do universo é o Big Bang, responda: O que explodiu, como explodiu, e como surgiu os elementos que explodiram? Resumindo, qual seria a causa primeira do universo?  

Quando um cientista refere-se a teoria do Big Bang ele está falando do evento. Ele se refere do evento da suposta explosão. A Teoria, (não ciência do Big Bang) não explica o que explodiu, ou seja: que material explodiu? o que explodiu? o que havia antes da explosão? Nada disso é explicado, nem se quer tentam explicar, é apenas o evento que é citado como uma suposição. Agora as causas para que aquilo viesse a acontecer é completamente desprezado por aqueles que dizem fazer ciência.  Será que tudo que falamos, ouvimos, comemos e sentimos será resultado dessa grande explosão? Você acredita mesmo que por exemplo: os cantos das baleias lá no coração do pacífico são resultado de uma explosão? Você acredita que o Big Bang é o criador dos múltiplos sabores de uma salada de frutas? Acredita que todo o processo da consciência humana se originou de uma explosão completamente sem consciência?


 No criacionismo a causa primeira é Deus e não uma explosão, enquanto que no evolucionismo surgi o contra senso, porque foi a primeira explosão que surgiu alguma coisa boa e não destruiu, porque toda explosão destrói, mas essa não, essa explosão cria, isso é um absurdo (RISOS), veja: e não apenas cria, mas cria matéria com capacidade de evoluir por si mesma, a ponto inclusive de quebrar uma outra lei cientifica: de que vida gera vida, e que vida gera vidas semelhantes. Pode até parecer um pouco simplista da minha parte, eu não sou nem um cientista, minha formação acadêmica é Teológica e não biológica, química ou física, mas me responda: é possível haver uma pintura sem um pintor? Uma escultura sem escultor? Olhando para a natureza é possível haver criatura sem criador? Já posso imaginar que você um pouco mais cético, agnóstico, talvez você um ateu convicto radical, talvez você esteja pensando e até mesmo argumentando comigo enquanto lê este artigo. Você deve esta pensando assim no seu raciocínio: quem criou Deus? Deus é a causa primeira, mas quem criou Deus? Bom ele também tem que ter uma origem! 

Bom a minha resposta pode até ser simplória, mas entenda se Deus é o criador, então ele é Deus e não criatura, se ele tivesse sido criado por alguma coisa então ele seria uma criatura e não criador, é exatamente isso que está escrito em João capitulo 1 verso 3, “Tudo foi criado por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” Deus é a causa primeira. Deus sempre existiu, ele não tem principio e também não terá fim, nós acreditamos nisso pela fé, diferente de nós, os ateus não conseguem entender isso “um Deus que não tem começo e não terá um fim”. Os ateus não entendem porque limitam seu raciocínio em sua própria existência, assim querendo que Deus seja igual ao ser humano, tendo um começo e um fim. Deus é criador do universo e o fato de tudo ter um começo e um fim não quer dizer que Deus também tenha que ter. Ele criou tudo isso, criou o tempo para nós, ele está fora disso, e só entenderemos isso quando estivermos com ele. Agora a teoria da evolução ela parte de uma fé ainda maior, Porque nós cristãos acreditamos de fato que um ser superior nos criou, conseguimos explicar a origem de Deus. Agora você criar uma teoria que uma explosão que sempre destrói passa a criar, e criar uma matéria que passa se evoluir sozinha e produzir vida, realmente tem que ter muito mais fé para ser ateu do que para ser cristão.


2° Se espécies semelhantes produzem espécies semelhantes, como ocorrem essas mutações e transformações que originam novas espécies? Porque não vemos criaturas em seu processo natural evolutivo? Onde está o elo perdido entre o homem e o macaco? porque não vemos animais em processos transitórios? 

A Bíblia apresenta no livro das origens, que é o Gênesis capitulo 1 verso 21, 24 e 25, acompanhe o texto: “ Criou pois Deus os animais marinhos que povoam as águas, segundo suas espécies, os que rastejam, segundo as suas espécies, as aves segundo as suas espécies, os animeis selvagens, segundo as suas espécies”. A Bíblia declara que Deus é o criador de todas as coisas de todos os animais cada um dentro de sua espécie, e aqui surgi uma outra lei ou principio: que tudo que foi criado envelhece, e percebemos isso porque o nível de desordem vai aumentando com o passar dos anos e não ao contrario, as coisas tendem em trabalhar de um processo organizado, para o desorganizado, do complexo para o simples, e não ao inverso como querem os evolucionistas. A evolução é exatamente o oposto do que vemos acontecendo hoje, uma bicicleta jamais chegará a ser uma motocicleta. As motocicletas apenas tem detalhes iguais os da bicicleta mas são completamente diferentes. Cada uma em sua categoria. Assim também é com os macacos, eles apenas tem detalhes e ações que chegam a parecer com o ser humano, mas também são seres completamente diferentes em suas espécies, e isso se nota sem precisarmos ser PhD’s em ciência, pois somos seres racionais criados de um ser racional e não evolução de um animal irracional, alguém já viu por acaso um carro velho ir ficando novo? Uma tintura de parede velha ir ficando cada vez mais nova? Claro que não, porque as coisas velhas vão se desgastando, elas estão organizadas e vão se desorganizando, é o processo da involução, o oposto do que querem aqueles que defendem o evolucionismo.


3° Se a ciência afirma que “vida provem de vida” como explicar que algo sem vida pode gerar vida?

A origem da vida é um dos campos mais fracos da teoria da evolução, porque até hoje não existem experimentos que comprovem a origem da vida, a biogênese é que desde o século 19 foi comprovada cientificamente através de vários estudos de “Lavozíe”, deixa claro e evidente que nunca uma explosão de algo sem vida pode gerar vida, isso é totalmente impossível, nunca algo sem vida pode gerar vida, “vida provem de vida” o fato é que o desenvolvimento cientifico dentro dele verificou que mesmo os seres unicelulares como por exemplo uma bactéria, são dotados de uma complexidade tão profunda tão incrível que é impossível ter surgido do acaso, e literalmente impossível dentro da lei da probabilidade, não há possibilidade, então quando agente fala a respeito de teoria da evolução, é apenas isso: um conto de fadas impossível de acontecer, enquanto a teoria da evolução coloca a vida humana no plano do acaso, a criação afirma que a vida surgiu com um proposito, veja o que esta escrito no salmo 139 verso 16: “os teus olhos viram o meu corpo ainda sem forma, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda havia” veja que a Bíblia apresenta a vida humana com um propósito, que faz muito mais sentido do que uma teoria, esse propósito estava escrito nas sagradas escrituras desde os tempos remotos da antiguidade, evidências arqueológicas provam constantemente a veracidade histórica da Bíblia, e sem falar nas profecias que se cumpriram de reinos que ainda nem existiam e foram revelados na Bíblia através de seus profetas inspirados pelo Espirito Santo, e as profecias a respeito do maior herói que já existiu Jesus Cristo o filho de Deus, O salvador do mundo.


4° Se a existência de um Deus real e bom é incompatível com um mundo de sofrimento (argumento comum dos ateus) porque o índice de ateísmo é absurdamente maior em países onde há menos sofrimento? Por que as pessoas que mais sofrem, são as mais crédulas?
Que antagonismo é esse? 

O sofrimento deveria deixar as pessoas cada vez mais incrédulas, mas não é isso que vemos, aliáz se existe algo democrático nesse mundo é o sofrimento, e como consequência a morte, se os cristãos não sofressem, não passassem por dificuldades, não sofresse desastres, não ficasse doentes ou não morressem, Deus seria sem sombra de duvidas parcial, e um Deus parcial não pode ser Deus, pelo menos não o Deus da Bíblia, ele faria acepção de pessoas, veja na história da igreja quantas pessoas morreram de forma espantosa e cruel por amor a um Deus que eles afirmam ter visto ressuscitar dos mortos, quantas pessoas morreram da mesma forma sem nunca ter visto esse Deus, simplesmente afirmam senti-lo e provado de sua presença, o que isso seria? Loucura? Ou seria certeza da existência de Deus? Quando uma mãe gera um filho, ela quer protege-lo de todo mal, a ponto de dar sua vida por ele, sofrer no lugar dele, quando somos crianças não nos preocupamos se amanhã teremos comida em casa, se vamos passar fome ou não, porque olhamos para nossos pais e ficamos seguros sabendo que eles nunca deixará nos faltar nada, e mesmo que falte, não ficamos com duvida ou perguntando se eles nos deixará passar fome, porque colocamos fé na autoridade de pai deles, assim também são aqueles que crê em Deus, damos nossas vidas por amor a aquele que se entregou por nós, se Jesus fosse uma fraude ou um impostor, se os discípulos não tivessem visto ele ressuscitar dos mortos e subir ao céu, pode ter certeza que eles não seriam loucos o bastante para passar por tudo o que eles passaram, tribulações, espancamentos, torturas, açoites, humilhações, apedrejamentos, esquartejados vivos, queimados vivos, assados vivos em chapas de ferro e outras coisas terríveis, loucura é uma coisa burrice é outra, e nem um louco é tão burro a ponto de sofrer tanto por alguém que eles não tivesse certeza da existência, Jesus foi real e é real, e temos fé na existência de Deus porque temos diariamente a prova de que ele nunca nos deixa faltar nada, e temos a prova de orações que fazemos e somos respondidos por esse Deus que Vocês ateus afirmam não existir, agora acompanhe esse texto onde Jesus fala sobre Deus no sermão da montanha no livro de Mateus no capitulo 5 verso 45: “Porque Deus, vosso pai, faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” Deus ama a todos, ele colocará um fim no sofrimento e ele já deu a data pra isso, quando ele voltar a essa terra nós não iremos mais chorar ou sofrer, um Deus de amor é totalmente compatível com um Deus que pode todas as coisas, mas na hora certa e no momento certo Deus vai acabar com o sofrimento de todos aqueles que amaram a sua vida.

5° Se Deus não existe, porque a maldade não tomou conta de tudo, uma vez que o mal não respeita nada nem ninguém?

Observe: o mal respeita alguém? “Não” o mal respeita alguma lei? “Não” o mal respeita a ética? Também não, o mal respeita os direitos humanos? “Não” o mal respeita a individualidade humana? “Não”. então porque o mal não tomou conta de tudo? Essa é uma das evidências pelas quais nós cremos em Deus, é porque existe um Deus que impede que o mal tome conta de todos nesse planeta, o mal não domina sobre tudo porque Deus que é o oposto do mal mantem o equilíbrio das coisas até que ele coloque um fim em todas as coisas ruins, você se lembra como a Bíblia se refere a arvore que Adão e Eva não poderiam comer? Em Gênesis no capitulo 2 no verso 16 e 17: “E o SENHOR lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” e é assim, o mal não toma conta completamente da minha e da sua vida porque existe um Deus colocando barreiras e limites no mal e na maldade, assim como a arvore no meio do jardim do éden era um mal preso em um fruto e era da escolha do ser humano comer da arvore da vida ou da arvore do conhecimento do bem e do mal, hoje Deus põe limites na maldade e deixa que o ser humano escolha entre o bem e o mal, e veja que o mal prevalece não porque Deus deixa, mas porque a humanidade a séculos vem imitando a rebeldia de adão, optando pelo mal, entenda, Deus não criou robôs ou maquinas que ele possa controlar, mesmo o ser humano se voltando contra ele, Deus nos dá o livre arbítrio, a livre escolha de obedecermos a ele e a Bíblia, ou obedecer a maldade e os padrões malignos do mundo, e veja qual tem sido a escolha do ser humano ( a maldade) hoje o mundo é o éden, a arvore que traz o pecado é o diabo, e a arvore da vida eterna é JESUS e seus ensinamentos (A BÍBLIA) a esperança é que Jesus irá voltar e quando ele voltar ele irá destruir e aniquilar toda maldade.


6° Você conhece alguém que teve sua vida miserável transformada pelo poder do ateísmo? Alguém que depois de se tornar ateu conseguiu, com sua filosofia, salvar seu casamento, sair das drogas ou algo assim?

Se existe algo que o ateísmo não oferece a ninguém é esperança, não estou falando do céu nem do paraíso muito menos de salvação de um futuro distante, o que estou falando é de esperança no agora aqui no imediato, será que algumas citações de “Charles Darwin” “Richard Dalkins” tirou alguém da depressão? Alguma vez um ateu conseguiu passar esperança pra uma pessoa com câncer lhe falando que a vida se resumi ao acaso, que alguns dão sorte de viver mais e outros não? Alguma vez um ateu conseguiu passar esperança de libertação pra alguém que se encontra prisioneiro das drogas? O ateísmo alguma vez trouxe algo de bom para a humanidade? veja se “Charles Darwin” “Richard Dalkins” consegue trazer qualquer tipo de esperança a alguma pessoa na terra, será que algumas dessas citações pode se comparar com as palavras de JESUS? por exemplo: as palavras de Jesus no livro de Mateus no capitulo 11 verso 28 e 30, “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” veja a diferença, Jesus sempre trouxe esperança de paz para as pessoas e elas tiveram prova pois encontraram essa paz, e ainda encontram paz em Jesus, nas suas palavras e na sua presença, amigo o ateísmo nunca salvou nem um casamento, nunca tirou um bêbado da sarjeta, nunca tirou um prostituta das ruas, nunca restaurou uma família, o ateísmo nunca trouxe qualquer tipo de beneficio pra qualquer pessoa na terra, agora, o cristianismo tem trazido esperança aos nossos corações de dias melhores não apenas na eternidade,
mas também no agora, enquanto nós vivemos aqui na terra, e isso vem crescendo, e vai crescer cada vez mais, com o ateu concordando ou não, a Bíblia vai se cumprir e salvar todo aquele que crê.

7° se você rejeita o Deus da Bíblia devo presumir que você leu a Bíblia toda?

A pergunta é muito clara e evidente, a questão é: será que você ateu, que nega o Deus da Bíblia já leu a Bíblia inteira? ou buscou estuda-la com sinceridade? Ou buscou conhecer a Deus verdadeiramente? Ou você simplesmente buscou provar a existência de Deus como um aluno que vai pra escola forçado, sem desejo de aprender, que só tira notas ruins, bagunça e zomba dos professores? Porque você não dá uma chance ao Deus da Bíblia? Porque você não dá uma oportunidade de ele se revelar a você? Porque você não coloca de lado seu preconceito? Porque você não coloca de lado essa sua suposta racionalidade e diga mais ou menos assim: “tem alguém ai me escutando?” Você pode dizer “Senhor eu quero abrir meu coração, se o Senhor existe por favor se revele a mim”, Deus sabe quem é você, Deus sabe que as vezes você não nega o Deus da Bíblia, mas nega o Deus que lhe apresentaram, Entenda que a vida não é um simples acaso, ela tem um propósito e esse propósito quer te livrar de todo engano que esse mundo pode te oferecer, Jesus quer fazer morada em você, abra seu coração pra ele, pare de resistir a lógica e a verdade, e comece agora mesmo a buscar o verdadeiro conhecimento de toda a criação, entenda que crer na Bíblia não é deixar de acreditar na ciência, mas é crer que existi um criador de toda ciência, só com a ajuda de Deus você poderá chegar a verdadeira conclusão sobre a origem de tudo, só Deus pode te revelar como foi e como ele fez acontecer todas as coisas, a mente humana nunca pôde, e nunca poderá compreender a origem da existência se continuar fechando as portas pra Deus, nossa mente ainda é pequena demais para compreender esse Deus Criador Todo-Poderoso.

“Não acreditar em Deus não quer dizer que você está raciocinando, mas sim, que está fugindo da verdade buscando respostas aonde você nunca irá encontrar, raciocinar não é acreditar em teorias, mas sim, naquilo que vem sendo provado na história da humanidade desde o princípio, assim como a Bíblia, que se prova mostrando tudo o que vem se cumprido fielmente em seus escritos dentro dos séculos ”


Fonte:  Novo Tempo / Blog Irmão Baiano

Postar um comentário

6 Comentários

  1. "2° Se espécies semelhantes produzem espécies semelhantes, como ocorrem essas mutações e transformações que originam novas espécies? Porque não vemos criaturas em seu processo natural evolutivo? Onde está o elo perdido entre o homem e o macaco? porque não vemos animais em processos transitórios? "
    É uma pergunta sem sentido... todo ser vivo está em estado transitório de um ponto a outro ponto e assim sucessivamente.
    É como uma árvore genealógica e não uma escada, não existe destino final para as espécies.
    E, para deixar claro isso, a espécie transicional(ancestral) da Girafa ainda existe: Okapi.
    Como ocorre as mutações? Falha na cópia do código genético, todo ser vivo possui centenas destas.
    Como as mutações são passadas à frente? Mutações que apresentam vantagens evolutivas são passadas à frente. Exemplo: tolerância à lactose.
    Como novas espécies surgem? Separação populacional causa divergência no código genético com o passar das gerações.
    Elo perdido entre homem e macaco? Pergunta sem sentido, ser humano é macaco, não temos nada que um chimpanzé não tenha em maior ou menor grau. Ah, nossa capacidade cognitiva é um pouco melhor.

    "3° Se a ciência afirma que “vida provem de vida” como explicar que algo sem vida pode gerar vida?"
    -- Essa afirmação serviu de contraponto à crença medieval de que moscas/baratas/ratos surgem do lixo, ou seja, trata de vida complexa.
    O surgimento da vida é um evento que gerou vida simples, unicelular e muito mais simples do que a que temos hoje. Fósseis nos mostram essa escala, mostrando a vida simples até os dias de hoje. Compostos orgânicos surgem naturalmente, são conhecidas compostos que se auto-replicam, daí para surgir um ser vivo básico é apenas um pulo.

    A afirmação de "vida só pode provir de vida" é obviamente falsa, afinal, nós existimos. Mesmo levando em conta a mitologia cristã, afinal, Deus não é um ser vivo.

    "4° Se a existência de um Deus real e bom é incompatível com um mundo de sofrimento (argumento comum dos ateus) porque o índice de ateísmo é absurdamente maior em países onde há menos sofrimento? Por que as pessoas que mais sofrem, são as mais crédulas?
    Que antagonismo é esse? "
    -- Tostines vende mais porquê é mais gostoso ou é mais gostoso porquê vende mais?
    A minha percepção: O IDH (índice de desenvolvimento humano) é inversamente proporcional à religiosidade da região, logo, países menos religiosos se dão melhor, já áreas mais pobres são mais religiosas.
    Minhas explicações:
    1) Religiões adoram pobres.
    2) Pobres rezam ao invés de lutar por uma vida melhor, estudar mais, tem menos aspirações na vida (afinal, ser rico é pecado e Deus vai recompensar no pós-vida).

    "5° Se Deus não existe, porque a maldade não tomou conta de tudo, uma vez que o mal não respeita nada nem ninguém?"
    -- Eu sou ateu e por incrível que pareça eu não saio por aí matando pessoas nem roubando doces de crianças. Eu não pratico o mal porquê eu não quero que o mal seja praticado em mim.
    O que é melhor do que a razão cristã de não praticar o mal por medo de Deus punir no pós-vida.

    Contra-pergunta: Se Deus existe, porquê há tantos cristãos praticando maldade?

    O mal é um conceito abstrato humano, assim como ética e bondade. Quais conceitos a pessoa acata para ela são os que ela mais terá na vida. Logo, quem acata o mal, terá o mal na vida. É melhor do que botar medo nas pessoas para que estas andem na linha senão irão queimar no inferno. Não acha?

    ResponderExcluir
  2. "6° Você conhece alguém que teve sua vida miserável transformada pelo poder do ateísmo? Alguém que depois de se tornar ateu conseguiu, com sua filosofia, salvar seu casamento, sair das drogas ou algo assim?"
    -- Ateísmo é apenas a descrença em deuses mitológicos, não é filosofia de vida. Se há algo que ateísmo mostra é que devemos tratar melhor essa vida, afinal, só temos esta.

    "7° se você rejeita o Deus da Bíblia devo presumir que você leu a Bíblia toda?"
    --Pergunta irrelevante, não existe apenas o deus da Bíblia, existem mais de 5 mil deuses que são ou foram cultuados durante toda a história humana.
    Duvido que o autor dessas perguntas tenha lido todas as obras religiosas para só então decidir se acredita ou não, ou seja, não cobre o que você não oferece.

    "A pergunta é muito clara e evidente, a questão é: será que você ateu, que nega o Deus da Bíblia já leu a Bíblia inteira?"
    -- Ateus no geral não negam deus algum, nós não acreditamos em deus algum. Você não acredita em Papai Noel ou você nega Papai Noel?
    Se Deus ou Odin ou Rá existem, eu não sei, mas não vou acreditar neles à priori.

    "Porque você não dá uma chance ao Deus da Bíblia? Porque você não dá uma oportunidade de ele se revelar a você? Porque você não coloca de lado seu preconceito?"
    -- Preconceito? Não, fui cristão por anos. Quem está sendo claramente preconceituoso aqui é você, preconceito com ciência e com ateísmo.
    Fé é fé, se a pessoa tem fé e quer acreditar, então qualquer coisa serve para reforçar a fé.
    Só que fé por si só serve para nada, apenas para dar aquele "calorzinho" no coração. Mas não é essa fé que gera alimentos, remédios, tecnologias, e conhecimentos sobre o universo em que vivemos. Fé é fé.

    ResponderExcluir
  3. Só uma pergunta para vcs os crentões.... cadê esse deus que vcs dizem existir..... o dia que ele se presentar cara a cara comigo eu acredito que ele existe, até lá papai noel, gasparzinho e a mula sem cabeça tá no mesmo patamar de deus....

    ResponderExcluir
  4. 1 pergunta: A igreja ama essa teoria do big bang, pq ? pq antes da explosão, só poderia existir Deus, ngm mais!
    essas perguntas nao parecem querer a frontar os ateus, mas sim defender a Igreja
    Deus é improvável, não é que exista e que não exista, não temos evidencias de nada apenas
    cada sociedade criou seu Deus sua própria religiao,baseado em suas ideias e crenças... Pq o texto apoia tanto o Deus da biblia ? pq quem escreveu é um cristao ? ou quer realmente responder as perguntas que nao sabemos?!

    ResponderExcluir
  5. Toda vez que eu tiver triste, com falta de Deus em meu coração eu lerei essa enquete religiosa pra chorar de rir!!!! HAHAHAAHAHAHAAHAHAAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir