Negritude gospel: Artistas negros que influenciam milhões de pessoas no Brasil

O movimento Black Music Gospel é um exemplo da expansão do movimento negro dentro do mercado religioso no Brasil. As criações e produções são feitas com característica da musicalidade, estilo, linguagem e dança africana.

Preto no Branco é uma banda brasileira de black music de destaque na industria fonográfica gospel.
 (Foto Reprodução/Internet)



20 de Novembro é o dia nacional de celebração da Consciência Negra. A data é atribuída a resistência e luta contra escravidão de Zumbi, líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Aproveitando a sugestão de pauta enviada por um leitor sobre artistas gospel negros em destaque, iremos falar sobre a presença destes dentro das igrejas e do mercado fonográfico gospel brasileiro, cada vez mais intensa e crescente.

Segundo Hernani Francisco da Silva, escritor do livro “O movimento negro evangélico, um mover do Espírito Santo”, existe um movimento negro em várias partes do país com pastorais e ministérios de negritude realizando seminários, campanhas e atividades de conscientização e inclusão. O movimento recebe apoio da Pastoral Nacional de Negritude e do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), responsável pela criação da Pastoral da Negritude Continental.

O movimento Black Music Gospel é um exemplo da expansão do movimento negro dentro do mercado religioso no Brasil. As criações e produções são feitas com característica da musicalidade, estilo, linguagem e dança africana.

No Brasil encontramos diversos artistas negros em destaque na indústria fonográfica gospel. Fizemos uma lista com alguns dos nomes símbolo de resistência e luta negra, influenciando dentro do cristianismo milhões de fiéis e pessoas sem religião no país.  



Eli Soares

Eli Soares dos Reis, ou simplesmente Eli Soares é um cantor, compositor, produtor musical, multi-instrumentista, engenheiro de som e arranjador brasileiro de música cristã. O álbum “Casa de Deus”  é um dos mais conhecidos do cantor.  Em 2009, venceu o prêmio Festsêmani, realizado pela Rede Super. Com isso, pôde gravar seu primeiro disco. Em julho de 2013, o cantor lançou o segundo álbum, chamado “Casa de Deus”. Em 2015, participou do DVD ao vivo do Preto no Branco (banda), junto com os demais membros, se revezava nos instrumentos musical e no canto. Em 2016, lançou seu primeiro CD e DVD ao vivo, “Luz do Mundo”. A obra foi produzida pelo cantor e gravada no Rio de Janeiro. Em 2017, seu álbum “Memórias” foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa. Em 2018, Eli lança um EP com o título “Aonde Está Deus?”. Ainda em março de 2018, o cantor lançou “MEMORIAS”, tendo um marco positivo na carreira do artista. Daí então ele resolveu lançar “MEMORIAS 2”.




Nívea Soares

Nívea da Costa Soares é uma cantora, compositora de música cristã contemporânea, também pastora, apresentadora e escritora brasileira. A cantora possui carreira solo desde 2003, também já foi integrante do grupo Diante do Trono. O seu primeiro CD solo, chamado “Reina Sobre Mim”, lançado em 2003. O segundo trabalho solo “Enche-Me de Ti”, foi gravado ao vivo em 2004 e trouxe participações no vocal de integrantes do Diante do Trono. Em 2006 Nívea gravou o seu primeiro CD em inglês chamado “Fan the Fire”. O quarto CD de Nívea Soares, “Rio”, foi gravado ao vivo em 2007 no Congresso Louvor e Adoração Diante do Trono. O quinto álbum da cantora foi gravado em 2009, intitulado “Acústico”, é uma releitura de canções da cantora com participações especiais de Adhemar de Campos, Ana Paula Valadão, David Quinlan e Fernanda Brum. O álbum “Emanuel”, lançado em 2010, foi gravado inteiramente em estúdio. Em 2012 lançou o CD e DVD “Glória e Honra”. É considerado o seu trabalho de maior sucesso, com várias canções nacionalmente conhecidas. A canção “Em Tua Presença”, tornou-se o destaque do álbum e possui milhões de visualizações no YouTube. Em 2015, a cantora gravou o seu mais novo projeto, intitulado “Reino de Justiça”.




Thalles Roberto

Thalles Roberto da Silva, ou simplesmente Thalles é um cantor e compositor brasileiro, mais conhecido pelo seu trabalho na música cristã contemporânea. Foi músico de apoio do grupo mineiro Jota Quest e trabalhou com Jamil e Uma Noites por anos.



 Sarah Oliveira


Sarah Oliveira, é uma cantora soteropolitana de música cristã contemporânea. No ano de 2012, gravou seu primeiro CD independente. Seu último lançamento foi em 2017, com o single “Deus no comando” e o álbum “Sarah” foi em 2016. Mas sua música mais conhecida é “Deus está no controle”.




Pregador Luo

Luciano dos Santos Souza, conhecido como Pregador Luo, é um rapper, produtor musical e compositor brasileiro. É conhecido por ter sido um dos fundadores e vocalistas do Apocalipse 16, sendo o único membro que participou de todos os discos.



Sarah Beatriz

Sarah Beatriz, é uma cantora brasileira de música gospel que ficou conhecida na plataforma Youtube. A Jovem ficou conhecida no Brasil após participar do programa Domingo Show, da TV Record, em julho de 2016. No mesmo ano, assinou contrato com a gravadora Graça Music e lançou o álbum “Basta Acreditar”. A música mais conhecida da cantora é “O maior vilão sou seu”.



Clovis Pinho

Clovis Pinho, é um cantor e instrumentista baiano, nascido na Ilha de Itaparica. Autodidata, aprendeu a tocar violão, teclado, bateria, baixo, gaita e canta desde os dez anos de idade. No final de 2015, formou o “Preto no Branco” junto com Juninho Black e Weslei Santos. Neste momento, alcançou o sucesso com a canção “Ninguém Explica Deus”. Passados quase quatro anos, a música ainda repercute até hoje e é uma das mais executadas nas rádios.



Elaine Martins


Elaine Maria Martins de Araújo Chagas, ou simplesmente Elaine Martins é uma cantora e compositora brasileira de música cristã contemporânea. A música “Volte a Sonhar”,  lançada no ano de 2016, acumula mais de 150 milhões de visualizações no YouTube . Em toda a sua carreira já recebeu quatro discos de ouro e um de platina, além uma alta repercussão nas plataformas digitais, com mais de 400 milhões de visualizações no YouTube.



MC Juninho

 MC Juninho, é um cantor soteropolitano considerado a revelação do Funk e Pagode gospel da Bahia. O jovem estourou com a música “Balança, mas não cai” com participação de Irmão Lázaro. Recentemente, MC Juninho lançou o clipe da música “Vai dando glória aí” com participação de DD Júnior e Pastor Moisés.



Salomão do Reggae

Salomão do Reggae, é cantor e compositor carioca de música cristã no estili musical reggae. Antes ele cantava na Tribo do Soul, combinava o cinto com o sapato, como ele mesmo diz. Mas foi numa noite de pouco sono e saudades de contemplar o nascer do sol em sua casa, sentado em um deck à beira do mar com seu velho violão, Salomão ouviu a voz de Deus que lhe deu a belíssima canção “Jesus, o Sol do Reggae”. Daí pra frente, Salomão do Reggae, como é chamado hoje, começou a combinar o ritmo jamaicano com a Adoração a Deus



 Adhermar de Campos

Adhemar de Campos é um dos pioneiros na produção da música gospel no Brasil e autor de aproximadamente 700 canções cristãs. O artista gravou o primeiro LP em 1985 e em 1978 realizou a primeira gravação ao vivo de músicas cristãs no Brasil. Hoje, acumula mais de 25 projetos gravados, incluindo LPs, CDs e Dvds, e o mais recente é o Legado 40. Composições como “Grande é o Senhor”, “Ele é exaltado” e “Eu sou grato” marcaram sua carreira e são as mais reproduzidas e regravadas no segmento gospel.



Preto no Branco


Preto no Branco é uma banda brasileira de black music, soul music e música cristã contemporânea formada em 2015 na cidade de Belo Horizonte. É atualmente formada por Clovis Pinho e Jean Michel e contou com participação de  Eli Soares, Weslei Santos,  Luan Murilo e  Juninho Black.



Ao Cubo

Ao Cubo é um grupo de rap cristão, com origens em São Paulo. Teve início em 2003 e continua ativo até hoje, lançando cinco álbuns. O grupo, bastante escutado pelos jovens, possui diversas músicas conhecidas como  "1980", "Naquela Sala", "Cinderela", "Cicatrizes", "Mil Desculpas" e "Filhos".



Irmão Lázaro

Antonio Lázaro da Silva, mais conhecido como Irmão Lázaro, é um cantor, compositor e político brasileiro, eleito Deputado Federal pelo Estado da Bahia, sendo filiado ao PSC e membro da bancada evangélica. O cantor baiano ficou conhecido ao integrar a Banda de percussão Olodum. Após a conversão, saiu da Banda e lançou canções gospel. Na nova fase da carreira lançou 4 CDs, entre eles em 2008, o CD e DVD ao vivo “Eu Te Amo Tanto”. Em abril de 2012, o cantor fechou uma parceria com a Sony Music e, dois meses depois, lançou o disco “Quem era eu”.



Ton Carfi

Ton Carfi, nome artístico de Wellington Carfi dos Santos é um cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista brasileiro, que atua principalmente nos gêneros R&B e gospel. O Cantor é dono de álbuns de sucesso como “Tenho que estar preparado”, que contou as participações especiais de Marquinhos Gomes, Leonardo Gonçalves, Lito Atalaia, Karina Karfi, Pregador Luo e Danilo. O disco lhe rendeu três indicações ao "Troféu Talento". Em 2015, lançou seu novo CD Somos Um. Também em 2015 gravou os clipes da música “Porque eu te amei” e “X-Man”. Em 2017 lançou o CD História de Davi, através da gravadora Som Livre. Todas as músicas deste álbum possuem videoclipes. Em 2018 bateu a marca de mais de 100 milhões de visualizações em seu canal no YouTube.



Delino Marçal

Valdelino Marçal da Costa, mais conhecido como Delino Marçal é um cantor e compositor de música gospel. Em 2013 lançou seu primeiro CD independente, intitulado “Que amor é esse?”. Em 2015 lançou o álbum “Nada Além da Graça”, com a música de trabalho “Deus é Deus”, que estreou impressionando, entre as mais pedidas na rádio carioca 93 FM. A canção ultrapassou mais de 100 milhões de visualizações no Youtube. Em julho de 2018, o cantor lançou o seu segundo álbum “Guarda Meu Coração”, ganhando em 2019 o Grammy Latino de Melhor Álbum Cristão brasileiro.





“Apesar do dia 20 de Novembro ser considerado como dia da Consciência Negra, é preciso lembrar que a luta e a busca por representatividade são constantes e que quanto mais espaço se dá, maiores são as chances de identificação, conhecimento e rompimento do preconceito e discriminação. Lugar do negro é em todo lugar.”

- Da Redação


Equipe Blog Irmão Baiano
Repórter: Vinicius Lopes

Postar um comentário

0 Comentários